Ateliê de costura

Eu to devendo esse post a tempos né? Então como eu tinha comentado no post de voltas as aulas. Eu tive minha segunda experiencia com maquinário de costura, agora dia 07/01/2013 que foi quando minhas aulas retomaram.

E como eu sei que muitíssimas pessoas tem curiosidade de saber um pouco mais sobre as aulas do curso de moda, eu vou trazer isso pra vocês.

Escolhi costura, não por acaso, acho que é uma das aulas mais legais de fazer, claro que isso, na minha opinião né? E ela é bastante prática, então é mais interessante pra vocês que estão de fora. E também porque muita gente não sabe diferenciar as máquinas e nem pra que elas servem.

Eu fotografei a sala toda e vou explicar os principais itens de uma atelie de costura e as suas funções e importância! (Essa é a sala de costura do SENAC - NH, onde atualmente eu estudo)


Sala vista da entrada




Sala vista do fundo



Aqui vocês conseguem ver melhor. Essas mesas grandes que aparecem são onde a gente faz os moldes e os cortes.

As máquinas verdinhas aqui mais da frente, são as de overloque. As de trás delas são as maquinas de costura industriais e bem mais lá pro fundo tem as domésticas que são as manuais e automáticas. 

A cortina vermelha é o provador da sala e ao lado da porta ficam os manequins  As moulagens não aparecem, mas vocês lembram o que são né? (Os manequins de tecido)

Máquina de Overlock


Essa máquina é danada hahaha, ela serve pra fazer acabamentos e é ela a responsável por aquela costura internas das roupas, que parece ser um zig zag sabe? Porque eu disse que ela é danada? É que ela corta o tecido e precisa ter cuidado pra acabar não estragando a peça. Ela é altamente indicada para tecidos que desfiam, porque ela faz o acabamento não permitindo que o fio abra.

Maquina de costura - Doméstica



Essa é aquela que a maioria das pessoas tem em casa. E mesmo uma costureira, que tenha pouca demanda de serviço, pode tranquilamente trabalhar com ela, não precisando de uma industrial. Essa da foto tem 30 pontos diferentes.

Máquina de costura - Doméstica eletrônica



A diferença dela para a outra doméstica é que os comandos dela são feitos digitalmente, através desse painel digital. Algumas funções ela também "faz pra gente", como por exemplo a casea do botão, coisa que na manual, a gente precisa fazer.

Máquina de costura - Industrial



Essa é a maquina industrial. Ela é bem mais rápida e forte que a industrial, porque foi criada pra atender uma grande escala de produção. Ela aguenta muito tempo desligada e pra atender a uma grande produção, porém essa máquina só tem um ponto, o ponto de costura reta.


Gabi com a mão na massa...

A gente começou costurando papel em todas as máquinas pra se familiarizar com elas. Aqui eu to na industrial. Não gostei dela hahaha


Aqui eu já estava na parte de cortar os moldes e começar mesmo a costurar.


Então pra quem tem vontade de costurar, como eu, a mais indicada é a doméstica, caso queira mais facilidade, a eletrônica é ótima! Mas não tem necessidade.

Espero que vocês tenham gostado e matado a curiosidade de como é um ateliê. Qualquer duvida, podem me perguntar.


Beijos

Um comentário:

  1. ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
    Parabéns,forte abraço... de mdf artesanato em mdf

    ResponderExcluir