Bagunça


Agora mesmo, estava lembrando de quando meu quarto era motivo de brigas com minha mãe. "Quanta roupa em cima da cama, vai arrumar isso" "Que que são esses papeis espalhados pelo chão? Joga isso tudo fora!" "Quanta louça suja. Vai colocar isso na cozinha pra lavar" Ihhh, frases que eu cansei de ouvir, frases que cansaram de ser repetidas e causar bate bocas. Mas sabe aquela história de que mãe sempre tem razão? Então, ela sempre vai ser verdade. Mas a gente demora a perceber isso. Quando se tem pouca idade, não que eu ja tenha muita, mas já tive menos obviamente, a gente é tão infantil ao ponto de achar que já é maduro o suficiente pra saber o que é melhor pra gente. 

Mas basta crescer 5 cm pra notar que não. Acho que mesmo se atingissimos 3,50 cm não iriamos saber, mas é do ser humano achar que sabe. Mas voltamos ao quarto. O que tem a ver mãe ter razão com a bagunça de criança no quarto? Sabíamos que no fundo ela tem razão ao dizer que aquela bagunça é algo horroroso e que está realmente lastimavél o estado do tal quarto, mas o que não sabemos é que até mesmo no ato de "implicar" com nosso quarto, nossa mãe, ou pai, ou os dois, estão nos educando pra vida, talvez nem mesmo eles saibam, talvez isso seja consequencia do "instinto materno". 

Mas enfim... Sabe todas aquelas roupas que ela me mandava guardar? Então, eu simplesmente as socava dentro do guarda-roupa, não arrumava, só tirava do campo de visão para me livrar delas. Sabe aqueles papéis espalhados pelo chão? Eu os enfiava em alguma gaveta só para me poupar do trabalho de separar o que servia ainda e o que ja era lixo. Sabe aquela louça suja? Poisé, eu deixei lá. Era frio e a agua da pia era gelada, alguém iria tirar dali qualquer hora dessas. 

Mas eu deveria ter escutado minha mãe melhor, todas as vezes que me ensinou a arrumar, guardar, jogar fora o inutil, limpar, entre tantas outras coisas. Talvez se eu fizesse tudo isso, eu teria aprendido a arrumar as coisas, e não  simplesmente "socar" elas em algum canto só pra me livrar do incomodo, assim como faço com sentimentos dentro de mim, eu talvez teria aprendido a organiza-los, e meu coração não seria essa bagunça total que é hoje. Teria aprendido a separar o que vale a pena guardar e o que, embora pareça util, é lixo! E então, eu não guardaria por tanto tempo, coisas que eu no fundo já sabia que não me serviam mais. Eu teria aprendido que por mais cansativo, trabalhoso e desgastante que seja, as coisas precisam ser limpas. Assim como o coração precisa ser limpo, pra que possa ser usado novamente. Porque o novo pode chegar e ele ainda vai estar  com o "sujo" ocupando espaço. 

Talvez, mas não aprendi. Não por culpa dela nem de ninguém, mas por minha culpa. As vezes a gente fecha os olhos para o que a vida quer nos ensinar, porque da trabalho aprender, cansa, enche o saco e magoa, bastante pra falar a verdade. É infinitamente mais fácil fingir-se de burro e não entender ou fingir não ver. Mas o que a gente não pensa é que depois que se aprende, se sabe, e compensa. Mas isso é ser humano, não me culpe por ser assim. Mas agora, o quarto já não é mais motivo de complicação, agora ele é arrumado, por exigência própria, mas há tantas coisas mais importantes para se organizar do que um quarto, um coração, é um bom exemplo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário